mao estudos livro notas

Foco – 6 dicas fundamentais para a sua rotina de estudos

Manter a concentração na hora dos estudos nem sempre é simples. Talvez você precise focar nas fórmulas de matemática, mas seu pensamento voa em direção ao seu novo jogo de videogame ou até a tela do seu celular, pipocando de notificações ainda não verificadas.

Para facilitar um pouco no seu processo de aprendizagem, selecionamos algumas dicas que irão contribuir para você manter o foco:

1. Desligue o celular

Isso mesmo! Ou pelo menos o mantenha distante o suficiente para que não atrapalhe a sua concentração. A gente sabe muito bem que você não vai checar as notificações “só por um minutinho”, e isso poderá te fazer perder uma hora ou mais.

2. Revise as matérias da aula no mesmo dia

Fazer isso ajudará o seu cérebro a entender tudo aquilo que foi abordado durante as aulas, enquanto o conteúdo ainda está fresco na sua cabeça, facilitando a absorção das matérias.

3. Faça notas à mão

Crie resumos daquilo que está estudando. Tente abordar os pontos principais de maneira concisa, os escrevendo à mão.

Quem apenas lê, tem mais dificuldade em manter a concentração, diferentemente de quem escreve que, além de entender o assunto, o fixa na mente. Ao escrever, você mantém as suas redes neurais ativadas por conta dos movimentos distintos que faz para desenhar cada letra.

📌 #FicaDica:

Utilize canetas coloridas ou marca-texto para enfatizar os tópicos principais.

4. Estude em um ambiente tranquilo, de preferência só

Estar em um ambiente agitado ou com pessoas próximas a você podem sabotar a sua concentração. O ideal é estudar em local organizado e silencioso, onde você poderá “explicar a matéria” para si mesmo.

5. Programe-se

Crie uma agenda  definindo tudo que será estudado ao longo do dia. A maneira que você estuda será o diferencial responsável pela sua aprovação.

6. Hora da pausa

Caso você sinta que já não consegue se concentrar de nenhum jeito, é sinal de que chegou a hora de uma pausa.

Que tal um descanso? Manter intervalos também é fundamental para o seu aprendizado e fará a diferença no seu resultado final. Vá no seu ritmo! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *