Qual o impacto das habilidades socioemocionais nos concursos?

O mundo evoluiu. Em poucas décadas, passamos por inúmeras transformações tecnológicas. A forma de nos relacionarmos também mudou. A chegada das redes sociais redesenhou as relações interpessoais.

A geração atual não precisa de manuais de instrução para aprender a mexer em seus smartphones, tablets ou videogames.

Do que, eles precisam? De desenvolvimento socioemocional.

O foco em habilidades socioemocionais e em como estas podem impactar positivamente o aprendizado dos alunos ganhou destaque nas escolas.

Segundo pesquisas, atualmente, boa parte dos profissionais é demitida por falta de competências socioemocionais. Ter apenas habilidades técnicas não é o suficiente.

A promoção do pensamento autônomo e das potencialidades dos estudantes é fundamental nas escolas. A abordagem de habilidades socioemocionais será a responsável pelo sucesso de seu desempenho como profissionais.

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) destaca, para a construção de propostas pedagógicas das instituições escolares, as “competências do século XXI”, que estão intimamente relacionadas à habilidades socioemocionais como:

– Pensamento crítico;
– Utilização de tecnologia;
– Argumentação com base em dados;
– Coletividade;
– Empatia.

Ao realizar alguma prova, a execução de tais habilidades será o diferencial responsável pela aprovação ou reprovação do concurseiro.

O desenvolvimento socioemocional capacita o aluno a saber em quais matérias ele tem mais dificuldade, além de compreender suas limitações, o que o ajudará a saber no que focar no momento em que for criar seu plano de estudos.

O aluno que tem suas habilidades socioemocionais bem desenvolvidas estará mais preparado para encarar os desafios apresentados em provas de concursos, sabendo regular suas emoções para um melhor andamento de sua prova.

_

E você, gostaria de estudar com descontos em uma escola que, além de ter uma proposta pedagógica baseada nos editais dos concursos, te auxilia no desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais? Saiba mais aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *