Os pais e a Educação no século XXI

Com o passar dos anos e as mudanças de gerações, a dinâmica familiar mudou e a forma como a Educação é tratada dentro desse ambiente também.

Hoje as famílias têm mais acesso à informação. É possível obter dados dos estudos dos filhos, por exemplo, na palma da mão literalmente, através de um celular.

As formas de correção das crianças também estão mais educativas. Os pais do século XXI procuram corrigir atitudes erradas por meio de conversas que buscam fazer a criança entender o motivo pelo qual estão sendo repreendidas.

Os pais do século XXI estimulam os filhos a tentarem resolver o que fizeram de errado, fazendo as crianças refletirem sobre as suas ações.

Um erro comum, no entanto, que os pais do século XXI precisam ficar atentos é: a diminuição de afazeres domésticos pelas crianças. A falta deles pode impactar no seu desenvolvimento.

É importante que as crianças tenham inseridas em seu cotidiano, tarefas domésticas que sejam adequadas para a sua idade. Esse tipo de atividade impacta no senso de organização dos pequenos.

O que pode ser inserido nas tarefas domésticas das crianças?

Crianças guardando os brinquedos. Foto por Tina Floersch no Unsplash.

As crianças menores podem arrumar seus brinquedos depois de usá-los. Essa tarefa vai ajudá-las a desenvolver sua organização.

Mãe ensinando filha a limpar. Foto por Peoplecreations.

Já as crianças maiores podem arrumar seu quarto, lavar a louça, separar as roupas para lavar e etc. São atividades que contribuirão para que criem senso de cooperação e bem estar coletivo, por isso, devem ser inseridas em seu cotidiano.

Crie valores

A Educação no século XXI preza por criar seres humanos com valores que vão de ter disciplina e arcar com suas responsabilidades na escola, a responsabilidades como saber equilibrar isso sem deixar a diversão de lado.

Também é necessário saber usar a tecnologia a seu favor, tirando proveito das inúmeras ferramentas gratuitas que as lojas de aplicativos oferecem, por exemplo.

O diálogo em família é outro fator importante para formar uma base forte na Educação do século XXI. Ao transmitir seus princípios éticos aos filhos, você estará contribuindo para que eles cresçam saudáveis e se transformem em adultos preparados para serem insubstituíveis.

_

INSCREVA-SE NO BOLSÃO E ESTUDE COM ATÉ 100% DE DESCONTO

O Colégio em que seu filho estuda está o preparando para se tornar um ser insubstituível?

Conheça a proposta pedagógica do Colégio Progressão. Visite uma de nossas unidades nos Dias de Portas Abertas e converse com nossa direção e equipe de professores.

Agende sua visita gratuita AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *