Estratégias de estudo que todo concurseiro deveria adotar

A insegurança, na hora de estudar para concursos, é um sentimento comum na maioria dos candidatos. Questionamentos como: “Será que estou estudando o suficiente?” e até mesmo “Devo iniciar os estudos somente quando o edital sair?”, são frequentes. Por isso, Renato Biancardi, diretor da rede Progressão Educação, separou dicas valiosas para quem busca conquistar a tão desejada vaga no serviço público.

Estudos apontam que o brasileiro gasta diariamente 4h e 48min no celular, então, utilizar essa ferramenta a favor do aprendizado é o indicado. Biancardi explicou que orienta os alunos a aplicarem uma técnica chamada de microlearning, a qual consiste na criação de uma rotina de aprendizagem utilizando os micro momentos do dia a dia.

“Ao invés de perder tempo em redes sociais, utilize o tempo de deslocamento entre casa e trabalho, por exemplo, para ler uma apostila online que contenha assuntos pertinentes ao seu concurso.”, afirmou o especialista em educação.   Além dessa estratégia, uma outra dica importante é sempre utilizar a reta final próxima da realização do concurso para intensificar a preparação. “Para quem puder, o ideal é tirar férias do trabalho, adiar compromissos até a prova e usar a maior parte do tempo pra se dedicar aos estudos, principalmente na resolução das questões com o perfil da banca da prova.”, comentou Biancardi.

Existe alguma fórmula pra diminuir a ansiedade na hora da prova?

Renato Biancardi motivando aluna para a prova da EsPCEx.

A famosa expressão “dar branco” é sintoma de algum estresse mental momentâneo e pode ser evitada, caso seja trabalhada de forma correta durante a preparação para o concurso, afinal, a parte intelectual precisa caminhar junto com a psicológica. 

No Progressão, por exemplo, existe um profissional que trabalha a inteligência emocional dos alunos e tem como objetivo desenvolver a habilidade de compreender e lidar com as próprias emoções. Com isso, a possibilidade de diminuir a ansiedade e maximizar a performance de cada aluno é potencializada através desse trabalho.

Biancardi também comentou sobre a importância da auto confiança no dia da prova: “Confie em si e mande ver. O seu processo de aprovação está só começando e só não se concluirá, se você desistir. Ah, e por falar em desistir: JAMAIS DESISTA DURANTE A PROVA! É muito comum concurseiros experientes desistirem diante das dificuldades durante a prova. Lute até a última questão, você pode muito mais do que você imagina, acredite!”.

Por fim, o diretor falou sobre a recorrência dos concursos: “Concurso público tem recorrência. Por pior que seja a crise, a administração pública sempre terá necessidade de fazer novas contratações. Em geral, não há limite de idade, distinção de sexo, cor ou qualquer outro tipo. O concurso público é a forma mais democrática de acesso ao serviço público e a todos os benefícios que ele oferece.”.

_

Qual é a melhor forma de se preparar para as provas os concursos públicos?

Criar uma rotina de estudos é fundamental. Ter um planejamento de tudo o que deve ser estudado, vai te ajudar a chegar melhor preparado(a) para a prova.

Estudar com antecedência também é muito importante. Comece seus estudos agora com descontos de até 65%! Clique para participar de nosso Bolsão Sem Prova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *