O que é a BNCC e qual é a sua importância?

A BNCC é a Base Nacional Comum Curricular, uma ferramenta criada para orientar escolas de todo o país na elaboração do currículo escolar de maneira mais padronizada, visando impulsionar a Educação em todos os municípios brasileiros.

O documento da BNCC tem por objetivo sistematizar o que deve ser ensinado nas escolas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, em instituições públicas e particulares, independentemente da região em que o aluno vive e estuda.

Esse padrão apresentado pela BNCC tem a expectativa de eliminar a desigualdade entre os conteúdos trabalhados nessas diferentes instituições, assegurando assim o direito de uma Educação de qualidade para todos.

As escolas atualmente desenvolvem seus programas curriculares com base nos parâmetros curriculares nacionais que forma a BNCC. Saiba quais são clicando aqui.

O documento contém:

Textos introdutórios: Geral, por área e etapa;

Competências gerais: Competências que os alunos devem desenvolver ao longo de todas as etapas da Educação Básica;

Competências específicas: Conhecimento de cada área e dos componentes curriculares;

Direitos de Aprendizagem ou Habilidades: Relativas a diversos objetos de conhecimento, como: conteúdos, conceitos e processos.

A elaboração de uma Base Nacional Comum Curricular foi prevista no Artigo 210 da Constituição de 1988 e no Artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996.

A BNCC contribui para que haja igualdade de oportunidades para que todos possam ingressar, permanecer e aprender na escola, através do estabelecimento de um patamar de aprendizagem e desenvolvimento.

Por meio da BNCC, as redes e sistemas de ensino podem adequar seus currículos usando a base como referência, promovendo a qualidade a Educação e garantindo igualdade de equidade a todos.

_

O Colégio Progressão tem a sua base curricular moldada na BNCC, além de ter uma proposta pedagógica inspirada em moldes internacionais. Participe do Bolsão 2020. CLIQUE AQUI e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *