Vestibular: como está o seu cronograma de estudos?

A aprovação em qualquer prova é o resultado de inúmeros fatores que vão além do domínio dos conteúdos aprendidos durante o Ensino Médio.

Para alcançar a tão sonhada aprovação no vestibular, o aluno precisa estar munido de muita concentração, inteligência emocional, reconhecimento do estilo da prova e controle de tempo.

Adotar um cronograma de estudos para o vestibular vai servir de auxílio na organização dessa fase intensa na vida do aluno e o ajudará a obter melhores resultados.

Por que adotar um cronograma de estudos para o vestibular?

Escolher estratégias que foquem na preparação do aluno ao longo do Ensino Médio é muito importante.

O ideal é iniciar essa preparação antes de ingressar na 3ª série do Ensino Médio para criar uma base de conhecimento mais ampla.

Ao adotar um cronograma de estudos o aluno tem a oportunidade de se preparar de forma mais completa.

Como preparar um cronograma de estudos eficiente?

Antes de tudo, considere suas expectativas de carreira, qual profissão e universidade deseja cursar e, tendo isso como base, direcione seu cronograma de estudos para conteúdos específicos.

Saber o perfil do vestibular que irá fazer também é muito importante. Consulte editais passados e converse com pessoas que já o fizeram.

No Brasil existem 4 tipo de vestibulares mais comuns:

– ENEM: O exame tem um conteúdo unificado para todos os estudantes e, atualmente, é o maior vestibular do país. É item obrigatório para os estudantes que desejam concorrer a uma vaga pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do Governo Federal.

– Tradicional: É feito de forma presencial, podendo incluir mais de uma fase e apresentar questões de múltipla escolha, dissertativas, além da redação.

– Seriado: É realizado ao longo dos três anos do Ensino Médio e é o mais longo, visto que conta com uma prova por ano. A distribuição do conteúdo visa estimular o estudo contínuo e evitar a sobrecarga no aluno.

– Agendado: Em geral é um vestibular fora de época em que o aluno se inscreve e faz as provas online, tendo o resultado em poucos dias.

Fazer simulados também são uma ótima forma de ter um termômetro do seu desempenho no vestibular.

A criação de um cronograma de estudos é o resultado de uma boa estratégia. Qual estratégia você vai usar? Confira aqui 6 dicas fundamentais para sua rotina de estudos.

_

O Colégio Progressão tem a sua base curricular moldada na BNCC, além de ter uma proposta pedagógica inspirada em moldes internacionais, que preparam o aluno para a aprovação. Participe do Bolsão 2020 e concorra a bolsas de até 100%. CLIQUE AQUI e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *