Escolha a atividade extracurricular que se encaixa no perfil de seu filho

Os benefícios gerados pelas atividades extracurriculares na rotina das crianças vão além da diversão. Mas, é importante saber qual escolher, levando em consideração o perfil da criança.

Afinal, qual a importância da atividade extracurricular?

A atividade extracurricular traz inúmeros benefícios para as crianças em idade escolar, pois colabora para o desenvolvimento de habilidades específicas e aprimoramento de suas capacidades de interação social.

Um benefício que a atividade extracurricular traz é a potencializar as habilidades socioemocionais da criança, aprimorando suas aptidões de interação coletivas, como: trabalho em equipe, empatia, solidariedade, parceria, colaboração, entre outros.

A atividade extracurricular possibilita à criança a vivência de situações desafiadoras.

Aulas de teatro, por exemplo, são ótimas para crianças mais tímidas ou que possuem baixa autoestima. Esse tipo de atividade extracurricular a ajudará a ser mais autoconfiante conforme for passando pelos desafios de memorizar, contracenar e se expressar em público.

Fazer parte de equipes de xadrez ou aulas de programação contribuem para desenvolver o raciocínio lógico e matemático.

É importante considerar os gostos e opiniões das crianças ao escolher a atividade extracurricular que será inserida na rotina deles. Antes de escolher as atividades, converse com a criança a fim de perceber a sua personalidade e, a partir disso, traçar seu perfil e direcioná-la para a atividade adequada.

Ao pensar na atividade que a criança fará, também tenha em mente as habilidades que ela precisa melhorar.

Foto de Kevin Jarrett no Unsplash

Tipos de atividades que podem ser escolhidas:

– Lógicas: Aulas de robótica, programação e xadrez são uns exemplos.

– Idiomas: Além de aprender um novo idioma, as aulas também apresentam as crianças à novas culturas e etnias.

– Esportivas: Além de ser algo ótimo para a saúde, atividades esportivas são excelentes para trabalhar a concentração, resiliência, disciplina, espírito de equipe e estimulam competitividade saudável.

– Artísticas: São ótimas para desenvolver criatividade, coordenação motora, noções de espaço, concentração, entre outras. Exemplos: teatro, dança, desenho, canto, instrumentos musicais e pintura.

_

O Progressão Educação agora também é colégio nas unidades Duque de Caxias e Ilha do Governador. Participe do Bolsão 2020 e concorra a bolsas de até 100%! CLIQUE AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *