A arte e como ela ajuda no desenvolvimento da criança

Uma forte maneira de expressão que contribui para o desenvolvimento intelectual, emocional e motor da criança é a arte. Por isso, é interessante que pais e familiares estejam sempre estimulando atividades artísticas nas crianças.

A criação de oportunidades para as crianças usarem a criatividade durante a infância é muito importante. Envolvê-las com arte por meio de atividades como, pintura, desenho, música, teatro e afins, contribui para isso.

Oferecer ocasiões que possibilitem a interação das crianças com arte, lhes dando recursos e estímulos, faz a diferença.

Algumas formas de interagir a criança com a arte são: ouvir música, cantar juntos, recitar poemas, tocar algum instrumento musical, contar histórias, brincar de roda ou teatrinho.

Foto por Senjuti Kundu no Unsplash

Crianças pequenas gostam de estímulos e da companhia dos pais, irmãos e familiares mais velhos. Quando têm um pouco mais de idade é importante e saudável permitir que eles se expressem de forma individual e espontânea durante esse tipo de atividade.

Além de contribuir para o desenvolvimento da criança, lidar com a arte no ambiente familiar favorece o estreitamento dos vínculos entre a família e a criança.

A arte estimula diferentes sentidos, além de divertir e contribuir para o desenvolvimento socioemocional das crianças.

Vamos fazer arte?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *