Por que a Educação Socioemocial é tão importante?

O ambiente escolar é onde as crianças desenvolvem o intelecto e o emocional para desenvolver a vida adulta. Para isso, as escolas precisam ir além das disciplinas tradicionais.

A tecnologia e seus avanços vem formando uma nova geração composta por nativos digitais.

As crianças passam bastante tempo lidando com tablets, computadores e celulares, o que tende a afastá-las de atividades em grupo, gerando um novo perfil de comportamento.

Essa falta de contato com outras crianças faz com que essa nova geração tenha grandes dificuldades em lidar com frustrações, compartilhamentos e com a construção da empatia.

Foto por Isabel Lenis no Unsplash

A Educação Socioemocional desenvolve habilidades centrais que contribuem para a autocrítica da criança e na construção de ferramentas de tolerância e respeito para com as pessoas.

Por meio da Educação Socioemocional as crianças são estimuladas ao debate e a autorreflexão. Os educadores promovem dinâmicas, debates e exercícios que discutam temas como ansiedade, preconceitos, nervosismos, entre outros.

Há encorajamento por parte dos professores para que os alunos dêem suas opiniões e contraponham pontos de vista diferentes na Educação Socioemocional. Isso fortalece a busca de argumentos, além da capacidade de interação.

As escolas podem inserir a Educação Socioemocional em seus currículos criando espaços específicos em sua grade de ensino, oferecendo, por meio de ferramentas lúdicas, desafios que ofereçam aos estudantes estímulos para a cooperação e a curiosidade.

Professores de distintas disciplinas podem incorporar princípios da Educação Socioemocional em suas aulas, repensando a estrutura e os planos para que ofereçam mais autonomia e responsabilidade ao aluno.

Ao aprenderem a gerir suas emoções, os alunos estarão capacitados a serem mais responsáveis e resilientes, além de terem mais autoconfiança. Isso aumentará a sua empatia e comunicabilidade, evitando problemas como a agressividade, a depressão e o bullying.

_
Seu filho merece estudar em um colégio que aplique a Educação Socioemocional de forma correta. Saiba mais sobre o Colégio Progressão:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *