Pais: como manter o interesse dos estudantes durante as aulas remotas?

A prática de Educação à Distância é bem comum em cursos de graduação e pós-graduação, mas quando se fala de Ensino Básico, estamos acostumados com aulas presenciais.

O recesso escolar inesperado, por conta do cenário atual, em meio à pandemia de COVID-19 (Corona Vírus), se fez necessário. E, dentro desse novo contexto, nos deparamos com vários desafios para aplicar a criatividade e resiliência, nos adaptando para que o ano letivo não seja comprometido.

Listamos alguns pontos importantes tanto para alunos, pais e professores que se encontram dentro desse novo cenário consigam dar continuidade ao estudos, nesse novo formato.

Tenha uma rotina

Alunos e professores precisam de tempo até se adaptar ao novo ambiente de aprendizagem e ter uma rotina, além de contribuir para a organização, reduz a ansiedade.

Vá no seu tempo

O rendimento em casa é diferente do na escola, tanto para professores, como alunos. Iniciar por atividades mais simples, contribui para a disciplina e organização.

Pais, acompanhem a rotina dos filhos

É importante que a família acompanhe e monitore os filhos e estejam abertos para ser um canal de comunicação que eles possam usar para tirar dúvidas ou pedir orientações.

Explore a casa

Explorar o ambiente é um diferencial no desempenho da Educação à Distância. A casa, para muitos, é um espaço de descanso, com inúmeros atrativos que podem desviar a atenção. Incluir brinquedos, plantas, alimentos, familiares, animais de estimação nas tarefas, contribui para um melhor aprendizado.

Desafie

Lançar desafios toram as atividades mais interativas. Estabeleça “missões” a serem cumpridas, que deixarão as aulas mais atrativas.

Atividade práticas

Crie brincadeiras, pesquisas e experimentos. O recesso escolar pede mais dinamismo. Brincadeira e atividades com: massinha de modelar, argila, tinta, folhas secas e afins, são um incentivo para os estudantes mais jovens.

Esses são alguns incentivos importantes a serem desenvolvidos por professores que estão dando aula remotamente e que devem ter o auxílio dos pais em casa, na elaboração dos projetos com os alunos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *