Por que dia 23 de outubro é considerado dia do Aviador e também da Força Aérea Brasileira?

Se você tem o sonho de ser um aviador ou curte saber as curiosidades das Instituições Militares, precisa ler isso! 

Em 23 de Outubro de 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont fazia história em solos franceses sendo o primeiro homem a voar a bordo do 14-Bis, sua própria invenção que mudaria pra sempre os rumos da humanidade.

Foto: Aventuras na História

O “pai da aviação”,  percorreu 60 metros, voando a cerca de dois metros do solo, contando com mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.

Além de ser considerado pai da aviação, justamente por ter alcançado esse feito histórico, Dumont também é considerado o patrono da Aeronáutica Brasileira e, por isso, dia 23 de outubro comemora-se também o dia da Força Aérea.  

Para comemorar essa data tão especial, a Aeronáutica realizou, nesta semana, um concerto musical chamado “O amanhã nas Asas da Força Aérea Brasileira”. O evento aconteceu no Museu do Amanhã, aqui no Rio de Janeiro e também contou com a presença ilustre da “Esquadrilha da Fumaça”, que realizou as tradicionais acrobacias próximas aos principais pontos turísticos da cidade. 

Foto: Força Aérea Brasileira

Quem tem o sonho de se tornar piloto da Força Aérea Brasileira (FAB) precisa passar na seleção para o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) da Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga.

O candidato precisa enfrentar provas teóricas, além de testes físico, psicológico e de saúde. A Rede Progressão Educação oferece turmas preparatórias para o concurso da AFA e possui descontos especiais para quem iniciar os estudos ainda em 2020. 

Foto: Força Aérea Brasileira

É importante ressaltar que a data celebra todos os profissionais que pilotam aviões, sejam eles comerciais, de transporte ou privados. Ou seja, todos aqueles que trabalham levando os passageiros aos seus destinos em uma das invenções mais espetaculares do século XX. Parabéns, Pilotos!

Fontes utilizadas para elaboração da matéria: fab.mil.br e agenciabrasil.ebc .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *